BioShok 1,2 e Infinite – História completa
BioShok vai de cidade subaquática no primeiro e segundo jogo até a cidade flutuante no céu no terceiro jogo e se torna uma trilogia fantástica pelas suas inovações e por fazer o jogador se envolver com as historias e suas reviravoltas aqui vou resumir muita coisa pra contar a historia de forma mais simples e não vou escrevendo todos os detalhes pois poderia ficar cansativo a leitura ou estragar muitas surpresas que você terá se ainda não jogou mais vai jogar o jogo.
Rapture é uma cidade subaquática construída nos anos 40 por Andrew Ryan um homem muito rico que com a cidade queria criar uma utopia para a elite da sociedade e foi la que descobriram o ADAM um plasmídeo criado por lesmas marítimas que vivem no chão do oceano; ADAM permite aqueles que o usam alterar o seu DNA dando-lhes poderes sobre-humanos,Os problemas começaram quando um empresario chamado Frank Fontaine que era um ex bandido tentou passar a perna e comercializar ADAM no mercado negro ao fazer produção em massa de ADAM, implantando lesmas no estomago de crianças órfãs elas são conhecidas como “Little Sisters” porem os planos de Frank Fontaine falharam e a cidade continuou sob dominio de Ryan.
A tensão acabou por ter o seu auge na Véspera de Ano Novo de 1959.quando Atlas ordenou um enorme ataque a Ryan.A batalha trouxe muitas mortes, e alguns dos sobreviventes saudáveis, barricaram-se para se afastarem de tudo. O que antes era uma bela utopia tornou-se numa distopia que aos poucos se vai desmoronando.o ataque de Atlas era devido a ele achar que que as classes mais baixas deveriam ter acesso ao ADAM,porem Ryan tinha um plano que foi criar os “Big Daddies”, humanos melhorados pelos plasmideos, encarcerados cirurgicamente dentro de enormes fatos de mergulho, psicologicamente alterados para proteger as Little Sisters a tudo o custo e criou o seu próprio exército de soldados alterados pelos plasmideos, os “Splicers”. Ryan consegue controlar os “Splicers” com feromonas espalhadas através do sistema de ventilação de Rapture.
Jack é o seu personagem no primeiro jogo que se passa em 1960,Jack esta em um avião que caiem meio oceano Atlântico ele é o único sobrevivente e consegue avistar um farol que hospeda um terminal batisférico que o leva até à cidade de Rapture,Jack é contactado por Atlas via rádio ele dirá que sua família esta aprisionada por Ryan.Atlas dirá a Jack que quando ele achar os Big Daddys ele terá que mata-lo e que fizesse o mesmo as Little Sisters para retirar o seu ADAM para si próprio mais quando Jack vai fazer isso aparece a Dr. Tenenbaum e intercepta Jack antes deste magoar a Little Sister, dizendo-o para poupar a criança, dando-lhe um plasmídeo que força a lesma marítima a sair do corpo da criança.então você poderá fazer essa escolha durante o jogo de salvar as little sisters ou mata-las e isso te da a possibilidade de 2 finais diferentes salvar elas e fazer um final bom e matar mais de uma e fazer um final ruim!
Os gráficos do jogo são muito bons a cidade subaquática é algo realmente muito legal de se explorar os inimigos que são Big Daddys,Splicers e humanos que ja estão loucos pelo poder do ADAM são inimigos bem cativantes o jogo vai fazer você se sentir em 1960 pois a trilha sonora com musicas da época e o audio dos radios da época esboçando chiados fazem o jogador ter essa sensação unica,o jogo é de tiro em primeira pessoa com personalizações como em RPGs é um jogo único e vale muito a pena ser jogado.
BioShok 2 segue a mesma linha do primeiro no quesito estilo de jogo enredo de BioShock 2 se passa quase 10 anos após os eventos do primeiro jogo. Agora você assume o controle de uma Big Daddy em meio ao caos que se encontra a cidade submarina fictícia de Rapture. A principal vilã do jogo é agora a Big Sister, uma Little Sister que retornou a cidade. Para derrotar os inimigos, seu personagem possui diversas armas e os plasmideos, que lhe dá diversos poderes únicos para serem usados como defesas ou ataques.
O jogo chega a ter 5 finais diferentes, sendo que você pode escolher cada um deles, dependendo da forma que você joga o jogo. Exemplo: existe o final muito ruim, o ruim, o neutro, o bom, o muito bom.. etc.. Para obter o melhor final deve se salvar todas as Little Sisters e não matar determinados personagens E para obter o pior final deve-se matar todos os personagens importantes e matar todas as Little Sisters.a historia desse jogo é mais simples pois no primeiro jogo eles tiveram muito trabalho para poder explicar todos os fatos decorrentes o que faz o segundo jogo ser uma visão do ponto de vista de um Big Daddy onde seu maior inimigo vai se a as Big Sisters que são Little Sisters crescidas e colocadas em armaduras com o propósito de substituir os Big Daddy por eles serem lentos e assim assegurar o crescimento do ADAM dentro das crianças de Rapture. sou fã de BioShok e reconheço que em questão de historia o segundo jogo não tem o mesmo desempenho do primeiro mais defendo ele dizendo que todas as melhorias na questão gráfica e jogabilidade foram feitas no jogo em relação ao primeiro jogo.
BioShok Infinite não é uma continuação dos dois primeiros jogos e traça ema historia completamente nova segundo desenvolvedores do jogo quando foram criar Infinite eles viram que ja tinham abordado muita coisa daquela historia e tinham medo dos jogadores também terem essa sensação a jogabilidade ainda é praticamente a mesma mais a historia é completamente diferente vamos aos fatos;
O jogo é situado em 1912, durante o crescimento do excepcionalismo americano,o jogo tee como primeiro protagonista, o ex-Pinkerton, agente Booker DeWitt, enviado para a cidade flutuante de Columbia com a missão de encontrar uma jovem mulher, Elizabeth, que foi mantida em cativeiro na maior parte de sua vida. Depois que Booker resgata Elizabeth, os dois se envolvem em um confronto de facções na cidade, são eles: os Nativistas, a Elite dos Fundadores, que se esforçam para manter a cidade para os americanos puros e a Vox Populi, rebeldes representando as pessoas comuns. Durante este conflito, Booker descobre que Elizabeth possui estranhos poderes, ela pode manipular fendas no espaço-tempo presentes na cidade de Columbia, ele também descobre que ela é a peça central para os segredos da cidade.
O jogador controla Booker durante todo o jogo, Elizabeth o segue controlada pela inteligência artificial. Como nos jogos anteriores da série BioShock, o jogador se usa de diversas armas, uma espécie de gancho e de poderes sobrenaturais concedidos através de Vigores (que funcionam como os Plasmids nos primeiros Bioshocks, que possuem capacidade de reescrever o DNA). Os Poderes de Elizabeth também podem ser usados para ajudar a combater as forças hostis. Em contraste com os espaços limitados da cidade subaquática de Rapture dos outros Bioshock, a cidade de Columbia está ao ar livre, e entrega mais desafios de combate, incluindo lutas que acontecem a bordo do Sky-Line, uma espécie de trilho de trem suspenso no ar. Existem mais dois conteúdos para download (DLCs) chamados de Burial at Sea episodio 1 e Burial at Sea episodio 2, que acrescentam trechos à história e o encerramento da Trilogia.
Você deve estar se perguntando mais como a cidade fica no céu isso acontece por que a cidade fica suspensa no ar por meio de uma tecnologia chamada de “levitação quântica”, dirigíveis gigantes e balões.Durante os acontecimentos do jogo, as tensões raciais aumentaram até o ponto onde Columbia está à beira de uma guerra civil, travada entre os governantes “Fundadores” e a insurgente “Vox Populi”, duas facções com ideologias opostas. Os Fundadores são a facção política que prevalece na cidade, eles são racistas ultranacionalistas que mantiveram o poder e controle sobre Columbia, e procuram manter a cidade puramente para cidadãos brancos americanos, negando a estrangeiros seus diversos privilégios. A Vox Populi (latim para “voz do povo”) são um grupo de resistência oposta aos ultra-nacionalistas. Formou-se a partir de vários grupos com ideologias semelhantes, eles lutam para tomar o controle e restaurar os direitos de cidadania columbiana para as pessoas de todas as raças e religiões. No entanto, anos de lutas amargas têm impulsionado a Vox Populi em direção a oposição com um tremendo ódio cego, resultando em métodos mais violentos e brutais.
Nesse terceiro jogo a empresa investiu pesado em marketing algo muito diferente do que se via no primeiro jogo que chegou sem barulho ou alarde nenhum e como Infinite iria inovar na questão da historia todos ficaram curiosos sobre o que realmente deveriam esperar mais para alegria de todos o jogo é realmente muito bom e mesmo não lembrando em quase nada os dois primeiros jogos se tornou um ótimo titulo mostrando o quanto a empresa Irrational Games trabalha de forma seria quando desenvolve um jogo pensando sempre no que os fãs vão achar e não apenas em desenvolver jogos correndo fazendo jogos meia boca como muitas empresas fazem só para poder obter lucros.